Abatimento de Dívida Do Cliente
Explica como fazer o abatimento do valor das vendas utilizando dívidas de fornecedores.
Abatimento de Dívida Do Cliente.
No Gransoftweb existe uma funcionalidade que permite fazer o ABATIMENTO DO VALOR DA VENDA, que funciona assim: quando o cliente possui créditos (um saldo que foi pago a mais em uma venda anterior), ele pode utilizar esse valor para abatimento de uma venda.A funcionalidade do Crédito de Vendas é explicado com maiores detalhes no tutorial TRABALHANDO COM CRÉDITO DE VENDAS.
E caso quiser utilizar um título de dívida (por exemplo, um título de pagamento de fornecedor) para abater nas vendas?
Nesse caso, podemos utilizar a modalidade ABATIMENTO DE DÍVIDA, que foi criado para facilitar e documentar esse tipo de operação.
Diferenças entre Crédito de Venda X Abatimento de Dívidas.
O CRÉDITO DE VENDAS deverá ser utilizado SOMENTE quando cliente efetua um pagamento a maior de uma venda, sendo que o valor que foi pago a mais poderá ser utilizado para o abatimento de uma venda futura.Esse saldo fica em aberto na conta contábil SALDO DE VENDA, que se trata de uma conta de sistema que foi criada especialmente para gerir essas operações. Esse saldo fica em aberto para ser utilizado no abatimento de uma venda, ou para ser devolvido para o cliente.
Inclusive, no SALDO DE VENDAS, podemos mesclar os valores e incluir os saldos manualmente, onde o sistema faz várias verificações para garantir que essa operação funcione de forma adequada.
Exemplo: quando utilizar o saldo para abater o valor de uma venda, é gerado um abatimento no valor total, como se fosse um desconto. As parcelas que serão criadas para a venda serão geradas sobre o valor total - o abatimento utilizado.
As parcelas de SALDO DE VENDA não pode ser alteradas ou excluídas quando já estiverem associadas a uma venda.
Quando utilizar o Abatimento de Dívida?
o ABATIMENTO DA DÍVIDA deverá ser utilizado no seguinte cenário:Quando o CLIENTE é um prestador de serviço ou fornecedor de produtos, onde a empresa possui um TÍTULO A PAGAR (dívida) com o cliente referente aquisição de produto ou serviço.
Nesse caso, pode ser feito o abatimento das parcelas da venda com base nos títulos de dividas que a empresa possui com esse cliente.
Diferente do Crédito de Vendas, cada parcela do títulos de dívidas ficam associadas a uma conta contábil que a empresa definiu (como, por exemplo, Pagamento a Fornecedor). Se utilizar como CRÉDITO DE VENDAS, obrigatoriamente
deverá alterar a conta contábil para SALDO DE VENDAS, e isso implica na geração de relatórios contábeis, como o DRE.
A única forma de trabalhar isso no sistema é definir o status das parcelas da venda para compensado, assim como alterar os status para compensado das parcelas da dívida com o mesmo valor,
ou seja: devemos fazer a compensação das parcelas (alteração de status) no valor que deseja abater.
Para facilitar esse processo, foi criado uma modalidade de recebimento chamada "Abatimento de Dívida", que basicamente vai automatizar o abatimento das parcela da venda, onde
o sistema vai listar as parcelas de dívidas com o cliente, que deverão ser selecionadas para abatimento.
Depois disso, o sistema faz uma "Alteração de status" das parcelas da venda com as parcelas de dívidas selecionadas, cria uma observação nas parcelas e nos documentos e gera um log da transação.
As parcelas, tanto as parcelas de venda, quanto as parcelas de dívida, ficarão com o tipo de pagamento como "Abatimento de Dívida", e não será feito nenhum lançamento na conta bancária.
É o antigo elas por elas.
Demonstração do Processo:
Em ambos os casos serão criados logs da transação, observações nas parcelas e nos documentos, e não será realizado nenhum lançamento na Movimentação Bancária.
IMPORTANTE:
Não existe uma ligação entre parcelas das dívidas utilizadas com os pedidos de venda, sendo assim, o usuário tem que tomar cuidado caso desejar fazer alterações manualmente nessas parcelas. Não nos responsabilizamos por erros de lançamento por parte do usuário.