Operações de Estoque
Explica o funcionamento das operações de estoque e o impacto na gestão de estoques do sistema
As Operações de Estoque ditam as regras de como o sistema irá se comportar no momento da atualização de um documento, sendo esse documento um romaneio de compra ou uma transferência ou até mesmo uma venda.
Nessa operação, o sistema faz a atualização do estoque através de um lançamento de ENTRADA, e também atualiza o CUSTO DA ÚLTIMA COMPRA do produto.
Também permite a criação de parcelas no contas a pagar, que serão as parcelas de pagamento do fornecedor.
Portanto, na operação de COMPRA DIRETO, a partir do momento que for FINALIZADO (ATUALIZADO) o romaneio de compra, será criado um lançamento de entrada do produto no estoque, e também será atualizado o custo do produto.
Essas operações de estoque somente poderão ser alteradas por um funcionário do Suporte Técnico do sistema, pois alterações indevidas irão impactar diretamente na gestão de estoques da sua empresa. Para isso, será necessário alinhar processos internos.
A partir desse momento os estoques dos materiais não será mais baixado pelas vendas geradas no sistema. Entretanto a empresa passa ser responsável por esse processo, que será realizado através da emissão de romaneios de saída.