Emitindo Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e)
Treinamento Completo Sobre como Parametrizar Regras de Tributação, instalar Certificados Digitais e Configurar o sistema para transmissão de documentos fiscais NF-e e NFC-e.
Nesse tutorial, explicaremos como parametrizar o GransoftWeb para a geração e transmissão de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), e também como fazer a emissão do Cupom Fiscal Eletrônico - o NFC-e.
Toda transmissão de documentos fiscais entre a empresa e a Secretaria da Fazenda precisa ser assinada digitalmente através de um dispositivo conhecido como Certificado Digital. O certificado funciona como uma espécie de RG virtual da empresa, possibilitando a identificação do estabelecimento perante a SEFAZ, permitindo a assinatura eletrônica de documentos com o mesmo valor jurídico de uma assinatura feita de próprio punho.
Sem o certificado, não será possível fazer a transmissão de NFEs, NFCes ou MDFes para as Secretarias Estaduais, assim como cancelamentos, envio de cartas de correção ou inutilização de numeração de notas.
Caso não possua um certificado digital, o proprietário da empresa deverá fazer sua aquisição através de uma certificadora, onde deverá comparecer pessoalmente para o reconhecimento da titularidade. Normalmente, esse processo de aquisição é assessorado pela contabilidade da empresa.
Nesse artigo, explicamos como configurar certificados digitais no sistema.
O primeiro passo é realizar as configurações dentro do cadastro da empresa / filial. Acesse o menu CADASTRO -> EMPRESAS / FILIAIS, e selecione a empresa que será emitente das notas fiscais.
Acesse a aba INFORMAÇÕES, onde deverá ser preenchido os campos: número do CNAE FISCAL e o REGIME TRIBUTÁRIO a qual a empresa se enquadra.
Caso seja optante do Simples Nacional, deverá informar a alíquota do ICMS de acordo com a faixa de faturamento da Tabela do Simples para a empresa.
Em seguida, definimos a NUMERAÇÃO DE DOCUMENTOS, preenchendo o número sequencial a ser utilizado para a próxima NFe, assim como a numeração para o próximo NFC-e, caso sua empresa esteja credenciada para emissão do Cupom Fiscal Eletrônico.
Caso a empresa for emitir o NFC-e, deverá obrigatoriamente preencher as informações do CSC (Código de Segurança do Contribuinte), assim como a URL para o consumidor visualizar o cupom da compra. O ID e Código do CSC é fornecido pela contabilidade, no momento em que é feito o credenciamento para emissão do NFC-e na SEFAZ. Não há necessidade do preenchimento dessas informações caso sua empresa NÃO for emitir o Cupom Fiscal Eletrônico.
Depois de concluídas as parametrizações necessárias no cadastro da empresa, o próximo passo é criar as CATEGORIAS DE TRIBUTAÇÃO que serão utilizadas para cada tipo de produto.
No artigo, explicamos como criar e editar as CATEGORIAS e REGRAS DE TRIBUTAÇÃO.
Definidas as regras de tributação para cada item, já podemos gerar as Notas Fiscais e fazer a transmissão para a SEFAZ!
A geração de notas pode ocorrer de duas formas: a mais comum é a emissão pelo pedido de venda. No detalhe da venda, acesse a aba FISCAL.
Quando abrimos um pedido no sistema, é exibido uma aba FISCAL: aqui serão listadas as NFes ou NFCes emitidas para esse documento. O sistema permite a emissão de mais de uma nota para o mesmo documento, ou seja: podemos emitir várias notas parciais para uma mesma venda.
Para criar uma NFe, basta clicar em "GERAÇÃO DA NFE PARA TODOS OS ITENS"
A Nota Fiscal será criada em alguns instantes, porém ainda não poderá ser transmitida para a Sefaz, pois ela é criada com o status NÃO FINALIZADO.
Enquanto a nota estiver com status NÃO FINALIZADO, é possível fazer modificações antes da transmissão definitiva para a SEFAZ.
Podemos visualizar o DANFE para uma rápida consulta, clicando no ícone PDF.
Verifique se os itens da nota foram criados de acordo as regras tributárias definidas para a operação VENDA.
Se necessário, poderá fazer alterações na Nota Fiscal, clicando no botão “ABRIR DOCUMENTO”.
Será exibido uma tela contendo as informações da Nota, sendo possível fazer alterações nas quantidades de produtos, alterar tributação, incluir ou excluir novos produtos, incluir parcelas, alterar observações, etc.
Depois de tudo conferido, é necessário fazer a FINALIZAÇÃO da NF-e, para isso basta clicar no botão FINALIZAR.
A partir desse momento, a nota fiscal irá assumir a numeração sequencial informada no cadastro da empresa emissora, e não será mais possível fazer qualquer tipo de alteração no documento: a nota está pronta para ser transmitida para a SEFAZ.
Podemos consultar a relação de Notas Fiscais e a situação de cada uma através do menu NOTAS FISCAIS -> LISTA NFE / NFCe.
Selecione o status PENDENTE para exibir as notas que ainda não foram transmitidas. Nessa tela, é possível fazer a transmissão para a SEFAZ, desde que o Certificado Digital da empresa seja do tipo A1 (arquivo).
Para isso, basta selecionar as notas que deseja transmitir (que estejam FINALIZADAS), e depois acessar o menu AÇÕES -> TRANSMITIR SELEÇÃO. Ou, se preferir, poderá fazer a transmissão nota por nota, clicando no menu AÇÕES ao lado da nota desejada, e selecionando a opção TRANSMITIR SEFAZ.
Iniciada a transmissão, é necessário aguardar o processo até a exibição da mensagem de retorno do servidor da SEFAZ: Em caso de erro, será apresentado uma tela de rejeição, e a nota ficará com o status de ERRO.
Podemos obter os detalhes da rejeição clicando no menu AÇÕES da nota, e selecionando a opção “Log de Processamento”.
Quando ocorrer a rejeição da nota, entre em contato com o suporte para que possamos lhe orientar sobre como resolver erros de transmissão.
Se o certificado digital utilizado for do tipo cartão ou token, a transmissão da nota só poderá ser realizada pelo aplicativo do GransoftWeb para Windows. Para fazer a instalação desse aplicativo, basta seguir as etapas conforme descrito nesse link.
Abra o aplicativo GransoftWeb para Windows. Na tela principal, selecione a opção TRANSMITIR NFE.
Nessa tela, o sistema irá exibir as notas fiscais FINALIZADAS pendentes de transmissão. Selecione as notas que deseja enviar e clique no botão TRANSMITIR SEFAZ.
Aguarde a mensagem de retorno da SEFAZ. Se tudo correr bem, será exibido a mensagem de USO AUTORIZADO DA NFE. Caso contrário, será exibido a mensagem da rejeição, e voce deverá entrar em contato com o suporte para obter orientação de como tratar esses erros.
Uma vez que a nota esteja como AUTORIZADA, a mesma poderá ser consultada no portal da SEFAZ. Basta acessar o site da SEFAZ e clicar em SERVIÇOS -> CONSULTAR NFE. Informe a chave de acesso que aparece no topo da DANFE e depois clique em continuar para visualizar os dados da nota.
Agora já é possível fazer o envio da Danfe e do XML para o email do seu cliente: clicando no menu ao lado da nota, selecionando a opção “ENVIAR EMAIL”.
No GransoftWeb, podemos também criar notas fiscais avulsas, preenchendo todos os dados manualmente, mas esse processo é recomendado apenas para casos específicos, como notas de devolução de compras ou estorno de venda.
Para criar uma nota avulsa, acesse o menu: NOTAS FISCAIS -> Listagem NFE / NFCe. Acesse o menu AÇÕES, e depois CRIAR NOTA FISCAL. Confirme a opção GERAR NFE AVULSA.
Nessa tela, informe se é uma OPERAÇÃO de entrada ou saída… Informe o DESTINATÁRIO, que deverá estar previamente cadastrado no sistema... e o tipo de operação fiscal. Depois clique em Gerar Nota Fiscal.
Selecione a aba ITENS, e clique em ADICIONAR ITENS para selecionar o produto desejado. Conforme for incluindo os itens na nota, o sistema vai trazendo a tributação conforme a regra tributária do produto.
Informe a quantidade e o valor unitário para o sistema calcular o valor total. Se desejar editar outras informações, tais como: frete, descontos, alíquotas do produto, basta clicar no ícone LUPA, para exibição dos dados do item.
Não se esqueça de salvar as alterações, e por fim repetir o processo para transmissão, clicando no botão finalizar para fazer a transmissão para a Sefaz.
E assim encerramos esse tutorial de Emissão de Notas Fiscais eletrônicas pelo sistema GransoftWeb. Em caso de dúvidas, entre em contato com o suporte técnico e fale com um de nossos analistas. Obrigado por assistir a esse vídeo!
Leia Mais:
Configurando Certificados Digitais no GransoftWeb
Configurando Regras de Tributação
Instalando App Transmissor GransoftWeb para Windows