Criando um Orçamento no sistema
Tutorial passo a passo de como criar um orçamento no sistema GransoftWeb.
No menu do sistema, clique no botão “Criar Venda” (primeiro botão da esquerda para direita), ou então acesse pela aba: “Vendas” –> “Orçamentos” – > “Em aberto” -> Clica no botão “Ações (+)” e clica em “Novo Orçamento”:
Caso o orçamento já tenha sido criado, você poderá fazer a consulta pela aba “Vendas” –> “Orçamentos” – > “Em aberto”
Após isso irá surgir uma tela com a listagem de orçamentos , onde você poderá procurar, editar, excluir ou criar um orçamento:
Quando criado um novo orçamento, será exibido uma tela solicitando os dados do cliente, dados da obra, a listagem de produtos e observações que eu quiser fazer sobre o orçamento e para medições.
Se o cliente já possuir cadastro no sistema, basta marcar a opção “Consultar Clientes Cadastrados” e no campo abaixo você localiza os dados do cliente buscando pelo nome ou pelo CPF/CNPJ. Quando orçamento, não é necessário pegar todos os dados do cliente, apenas o nome e o telefone de contato. Posteriormente, quando o cliente for fechar a venda, deverá fazer o seu cadastramento no sistema.
Através do cadastro do cliente, poderá monitorar a movimentação financeira do cliente (cheques, emissão de boletos) além de gerar os dados da Nota Fiscal Eletrônica e histórico de pedidos.
Na aba Endereços caso o endereço da obra não for o mesmo endereço do cadastro do cliente você habilita a opção “Obra Executada em Outro Endereço” e informe o endereço da obra e os dados do Arquiteto ou pessoa que esta acompanhando a execução da obra.
Neste exemplo, estaremos lançando uma pia conforme imagem abaixo:
Para criar um item de venda, clique no botão “Add Projeto”:
Irá abrir uma tela para selecionar o subproduto que será utilizado, selecione um SUBPRODUTO cadastrado:
Selecione o material a ser utilizado:
Lembrando que, com o subproduto, é possível cadastrar uma margem adicional permitindo cobrar preços diferentes do mesmo material de acordo com o SUBPRODUTO selecionado.
Por exemplo, podemos cobrar um SUBPRODUTO PIA 40% mais caro em relação ao SUBPRODUTO SOLEIRA, porque na produção de uma PIA normalmente embute-se uma margem maior para suprir a perda do aproveitamento da chapa. (Nesse exemplo estou utilizando 40% de margem).
O próximo passo é lançar as medidas do corte da pedra, para o sistema calcular o valor do Total do material. Vá à aba “Medidas”:
Aqui, estamos projetando uma pia de 1,20 por 0,60 somando o frontão que é + 0,30 no comprimento e na largura, que fica 1,50 por 0,90. Informamos as medidas de comprimento e largura.
Se preferir, poderá lançar as peças individualmente para facilitar a visualização para a equipe de produção, conforme abaixo:
Ou então poderá lançar assim:
Depois de informado as medidas, vá à aba “Beneficiamentos” e clica em “Add Beneficiamento” para especificar o tipo de acabamento e a metragem linear utilizada:
Para adicionar uma cuba, vá à aba “Itens Revenda”, selecione a cuba e adicione ao item.
Caso desejar cobrar a instalação do cliente, poderá ir à aba “Serviços” e selecionar o tipo de instalação que será cobrado.
Tudo isso já deverá estar previamente cadastrado no sistema, com o preço de venda, margem de lucro, para o GransoftWeb fazer todos os cálculos necessários.
Para você confirmar a composição do preço e confirmar o valor final você pode salvar a tela de detalhes do item, fechar e na listagem de itens do orçamento clicar no botão “Informação do Produto”:
Se desejar, poderá alterar a nomenclatura do item da forma que desejar, basta clicar duas vezes na coluna de descrição, irá abrir um campo que permitirá editar a descrição do item:
Selecionando o item, e clicando em “Ações (+)” será exibido um menu de tarefas permitindo a rápida edição do orçamento. Pode-se alterar material, fazer cópias de um item ou até mesmo fazer uma alteração em lote para vários itens do orçamento:
Se desejar, poderá agrupar os itens por Ambientes. Clique no botão “Ambientes”: será exibido um outro menu para você selecionar se quer definir o ambiente (nesse caso o ambiente já precisa estar cadastrado), ou então pode selecionar para abrir uma tela onde deverá cadastrar os ambientes para o orçamento:
Nessa tela você pode carregar para o orçamento a listagem com todos os seus ambientes cadastrados no sistema, ou então cadastrar os ambientes apenas para esse orçamento:
Após criar o ambiente, você seleciona o item vá em “Ações (+)” -> Ambientes e Clica em “Definir Ambientes” e seleciona o ambiente que você quer.
O sistema também permite selecionar um arquivo de imagem e associar ao item para posteriormente ser compartilhada para a equipe da produção. Basta entrar no detalhe do item e ir à aba “Imagem” e clicar em “Add Imagem Projeto”:
Uma vez definido os itens do orçamento, você poderá gerar o relatório gráfico para conferir as medidas. Este relatório pode ser impresso e também poderá enviar para o email:
Se desejar, poderá ocultar as medidas do relatório, evitando que seu concorrente tenha acesso às informações do produto. Poderá ocultar ou exibir serviços, ocultar medidas, ocultar todos os campos e manter apenas a descrição do produto:
Também é possível incluir RT dentro do orçamento, basta possuir o arquiteto ou vendedor previamente cadastrado no sistema. Então, Clique na aba “RT” -> Clique em “Add RT” selecione a pessoa. O sistema irá repassar o valor da RT para o seu orçamento, embutindo o percentual no valor final de cada item do orçamento:
Depois de confirmado as medidas e os valores, assim que o cliente autorizar o orçamento, a próxima etapa é gerar o pedido do sistema. Clique no botão “Gerar Pedido”, confirme a data prevista de entrega e o parcelamento da venda. Após a geração do pedido, será criado um título a pagar no seu financeiro com o valor e o nome do arquiteto, então, você poderá controlar o pagamento das RTs no seu Fluxo de Caixa.