O PCP (processo de produção) de uma marmoraria se inicia a partir do momento em que o cliente fecha uma venda (pedido) e termina após a entrega ou instalação da última peça.
O pedido de venda é um contrato entre o marmorista e o cliente final, é um documento onde consta os detalhes dos itens que serão produzidos pelo marmorista, assim como a forma de pagamento negociada com o cliente, e o prazo final de entrega.
Normalmente essas condições são especificadas no pedido, que deverá conter um campo constando as assinaturas do marmorista e do cliente. Em alguns casos, para obras de grande porte que envolvam construtoras, é necessário formular um contrato com cláusulas mais detalhadas, determinando as responsabilidades das partes interessadas.
O mais completo
, agora na versão web!
Conheça o
Um dos pontos críticos de gestão em marmoraria é a Produção. O desafio do marmorista é garantir que os produtos fabricados possam ser entregues e / ou instalados conforme acordado com o cliente. Muitas vezes fatores internos, como desorganização, ou falta de funcionários, podem impactar no cronograma da produção, causando atrasos nas entregas.
Nesse ponto, é necessário que o marmorista adote um
programa para ordens de serviço, que lhe auxilie na condução desse processo, haja visto que atrasos da produção geralmente impactam em clientes insatisfeitos, que podem comprometer a imagem da empresa.
Resumindo: é importante sempre entregar as peças conforme prometido para o cliente, caso contrário pode correr o risco de prejudicar a imagem da sua empresa.
Após o fechamento da venda, é necessário "quebrar" o pedido em uma ou várias Ordens de Serviço.
A Ordem de serviço (também conhecida como OS) é o documento que formaliza o início do processo de produção para a realização do serviço. Nela está descrito o que será produzido, como será produzido, quais as matérias-primas que serão utilizadas, as datas de entrega e as quantidades. Com base nessas informações, o mais indicado é que haja um planejamento e controle para a produção e realização do serviço, a fim de que se possa chegar a um prazo de entrega prometido.
Existem diversos tipos e modelos de ordem de serviço, e a empresa deve optar por um formato que lhe atenda de forma mais prática e objetiva, de maneira que os empregados entendam o que deve ser feito.
Normalmente, a OS traz a lista de produtos e as especificações técnicas (dimensões, beneficiamentos, tipo de material, etc). Também consta o(s) prazos de início e previsão de término, a situação do documento (se o mesmo se encontra em produção, ou já finalizado, por exemplo) e o nome do(s) funcionários responsáveis pelo corte, beneficiamento e instalação do produto.
Gestão completa para sua
Vendas, Produção, Financeiro, NF-e e MDF-e.
A marmoraria precisa ter um encarregado de produção, é ele quem irá gerenciar as atividades e seus colaboradores, determinar quais as OS (ordens de serviço) serão industrializadas e as prioridades, de forma a manter o controle do fluxo de trabalho.
O encarregado é quem irá "quebrar" os pedidos em várias Ordens de Serviço, e definir o prazo de conclusão para cada OS, respeitando a capacidade da produção.
O encarregado também deve alimentar o status (etapa) em que determinada OS se encontra, uma forma de garantir um feedback para o cliente ou o vendedor sobre em que pé encontra-se a produção de uma determinada venda.
O planejamento do prazo de entrega deverá englobar e prever os tempos de todas as etapas internas envolvidas no processo para realização do serviço, além dos tempos de logística do mesmo, seja para recepção das chapas ou para a entrega. O planejamento deve também considerar um tempo como margem de segurança, pois podem acontecer imprevistos durante o processo
Esse fluxo de processo que envolve pessoas, prazos e cronograma, precisa
ser gerenciados por um software de forma simples (o processo em si já é
complexo).
O
módulo de produção do
GransoftWeb permite que todas as Ordens de Serviço possam ser visualizadas através de um painel central. Esse painel deverá ser alimentado toda vez que alterar o status de uma Ordem de Serviço. Cada OS pode ser acessada e visualizada pelo colaborador, que terá acesso às especificações do projeto.
Assim que o cortador finaliza sua atividade, ele sinaliza essa situação na Ordem de Serviço.
O painel também permite visualizar OS que estão atrasadas, para que se possa tomar as ações necessárias para sua regularização, reagindo com imprevistos de forma eficaz.
A vantagem de utilizar um
sistema web para gerenciar etapas da produção é que as informações ficam compartilhadas para cada colaborador, facilitando as atividades de cada um. Dessa forma, os vendedores podem orientar para os clientes em qual etapa da produção o projeto se encontra, evitando desgastes e desinformações.
A pontualidade na entrega é primordial para a manutenção da satisfação do cliente e, em contrapartida, a falta de pontualidade é determinante para a sua perda.
O mais completo
, agora na versão web!
Conheça o