Controlando Estoque de Chapas em Marmoraria
É possível controlar o estoque por Chapas dentro de uma marmoraria, desde que a empresa possua um processo e funcionários treinados para essa atividade
É possível controlar o estoque por Chapas dentro de uma marmoraria ou vidraçaria, desde que a empresa possua um processo e funcionários treinados para essa atividade.
Esse processo é o mesmo utilizado para empresas que revendem chapas de vidro ou granito, e que pode ser adaptado para empresas que industrializam ou beneficiam esses materiais, como Marmorarias ou Vidraçarias. Para isso é necessário que a empresa possua um responsável que possa controlar a movimentação de cada chapa (entradas e as saídas).
Controlar o estoque por chapas exigirá um alto nível de controle por parte da empresa, pois dependerá das informações que deverão ser alimentadas por funcionários no sistema. Esse processo inicia-se através do lançamento de um romaneio que contem a relação das chapas e suas dimensões. Após a atualização (e efetivação) do romaneio, as chapas deverão ser criadas e numeradas para facilitar a identificação no sistema.
A vantagem de se trabalhar o estoque por chapas é que podemos saber o custo médio do material com maior precisão, pois o mesmo será composto pelo total das chapas disponíveis no estoque. Dessa forma o custo se aproxima mais da realidade dos materiais.
Após o lançamento da chapa no sistema, um funcionário precisa imprimir uma ETIQUETA DE IDENTIFICAÇÃO com as informações da chapa, que deverá ser colada na mesma.
Cada chapa gerada possuirá uma característica própria, tais como: dimensões da chapa, Total da M2, situação, local de armazenamento, número do lote, e informações de custo, preço de venda, preço do M2 e documento (romaneio) de entrada.
A partir desse ponto, a movimentação da chapa (seja ela destinada à uma venda, ou então para a produção de um produto) deverá ser sinalizada a baixa do estoque, podendo essa baixa ser total ou parcial.
É através dela que o funcionário do depósito efetua a baixa, ou a venda de cada chapa. As etiquetas auxiliam no controle dessa operação.
A baixa da chapa pode ocorrer de duas formas: alterando o status para VENDIDO (fora do estoque), ou então informando o % de consumo (para o caso de utilizar na produção de uma ordem de serviço).
ENDEREÇAMENTO LOGÍSTICO E MAPEAMENTO FÍSICO.
Outro ponto positivo de controlar o estoque por chapas é a possibilidade de trabalhar com endereçamentos (localização da chapa no depósito), permitindo a fácil localização de um material e o inventário geral do estoque.