Configurando Certificados Digitais
Explica como configurar Certificados Digitais de Arquivo (A1) e Cartão / Token (A3) no GransoftWeb para transmissão de documentos fiscais NF-e e NFC-e
Nesse tutorial, explicaremos como configurar Certificados Digitais dentro do GransoftWeb, para a geração e transmissão de documentos Fiscais Eletrônicas (NF-e / NFC-e e MDF-e).
Toda transmissão de documentos fiscais entre a empresa e a Secretaria da Fazenda precisa ser assinada digitalmente através de um dispositivo conhecido como Certificado Digital.
O certificado funciona como uma espécie de RG virtual da empresa, possibilitando a identificação do estabelecimento perante a SEFAZ, permitindo a assinatura eletrônica de documentos com o mesmo valor jurídico de uma assinatura feita de próprio punho. Sem o certificado, não será possível fazer a transmissão de NFEs, NFCes ou MDFes para as Secretarias Estaduais, assim como cancelamentos, envio de cartas de correção ou inutilização de numeração de notas.
Caso não possua um certificado digital, o proprietário da empresa deverá fazer sua aquisição através de uma certificadora, onde deverá comparecer pessoalmente para o reconhecimento da titularidade. Normalmente, esse processo de aquisição é assessorado pela contabilidade da empresa.
Existem 2 tipos de certificados para emissão de NFe: o certificado de cartão ou token - conhecido como A3, e o certificado de arquivo - conhecido como A1.
A diferença entre eles é a de que os certificados de ARQUIVO podem ser compartilhados e utilizados em vários computadores ao mesmo tempo, porque não requer a instalação de um dispositivo de mídia no equipamento. Sua instalação é feita dentro do próprio software que irá assinar os documentos fiscais.
Já os certificados de cartão ou token, é necessário que o aparelho esteja conectado ao computador no momento da transmissão dos documentos fiscais.
Outra diferença é que os certificados de arquivo possuem um prazo de validade inferior, tendo a sua renovação a cada 1 ano, ao passo que os certificados de mídia possuem validade de até 3 anos.
Com posse do certificado, iremos dar início as configurações que deverão ser implementadas no Gransoftweb para a transmissão de notas fiscais.
O primeiro passo é realizar as configurações dentro do cadastro da empresa ou filial ao qual pertence o certificado digital. Para isso, acessamos o menu CADASTRO -> EMPRESAS / FILIAIS… Selecionamos a filial ao qual pertence o certificado
Se o Certificado Digital for do tipo A1, ou seja, do tipo ARQUIVO, podemos importar o mesmo para o cadastro da empresa, através do painel CERTIFICADO DIGITAL. Clique em CARREGAR CERTIFICADO, e informe a senha do mesmo. Os certificados de ARQUIVO podem ser carregados no sistema e utilizados para a transmissão da Nota Fiscal diretamente pela plataforma web.
Caso o certificado for do tipo CARTÃO ou TOKEN, será necessário instalar o programa transmissor do GransoftWeb para Windows, cujo download pode ser realizado AQUI ou através do menu: SISTEMA -> DOWNLOAD APLICATIVO DESKTOP.
Lembrando que o app do GransoftWeb funciona somente para sistema Operacional Windows.
Para fazer a instalação desse aplicativo, basta acessar o menu SISTEMA -> e clicar em DOWNLOAD APLICATIVO DESKTOP. Faça a instalação do programa no seu computador. Se a instalação for bem sucedida, será criado um ícone na área de trabalho com o logotipo do sistema, que é onde iremos acessar a aplicação.
Quando acessado pela primeira vez, o aplicativo solicita que seja identificado o código da empresa. Esse código refere-se ao código do cliente GransoftWeb, que pode ser obtido através do menu SISTEMA -> INFORMAÇÕES DE COBRANÇA.
Uma vez informado o código da empresa, toda vez que acessar o sistema, você precisará fornecer suas credenciais, as mesmas utilizadas para o acesso do sistema web.
Antes de configurar o certificado, verifique se o mesmo encontra-se instalado e plugado no seu computador. O suporte técnico do GransoftWeb poderá auxiliar na instalação do certificado no windows, porém isso não é atividade do suporte, e sim da certificadora que lhe forneceu o cartão ou token.
Se o certificado NÃO estiver aparecendo no windows, será necessário entrar em contato com a certificadora.
Se o certificado estiver funcionando normalmente no windows, devemos configurar para que o aplicativo do GransoftWeb reconheça o certificado para fazer a transmissão das notas. Selecionamos o menu CONFIGURAÇÕES, e em CONFIGURAÇÕES DA EMPRESA, selecionamos a empresa ao qual pertence o certificado.
Se o certificado estiver plugado no computador, as informações do mesmo serão exibidas nesta tela, assim como a caixa na parte inferior onde deverá ser informado o PIN (senha) do certificado.
Informe a senha (PIN) e depois clique na opção TESTAR PIN DO CERTIFICADO.
Se essa opção não estiver aparecendo, é porque o certificado não está conectado no computador.
Clique no botão abaixo para verificar o PIN, e caso seja exibido a mensagem de sucesso, significa que o certificado já está configurado e pronto para ser utilizado no app do GransoftWeb.
Clique em SALVAR CERTIFICADO, para salvar os dados no sistema, e retorne para o menu anterior clicando na seta localizada no canto superior da tela.
Agora o sistema já esta configurado e pronto para transmitir as notas.
Em caso de dúvidas, entre em contato com o nosso suporte técnico!