O SUBPRODUTO é o TIPO DE PRODUTO que será industrializado. Muitas marmorarias cobram um preço diferenciado do mesmo material de acordo com o tipo de produto que será produzido.
Veja um exemplo prático: vamos supor que comprei o GRANITO VERDE UBATUBA do meu fornecedor a $ 100 o M2, e decida vender esse material ao meu consumidor final por $ 200. Nesse caso, eu terei uma margem de lucro de 100% sobre a venda do material.
O preço final será sempre $ 200 reais, independente do tipo de produto que será fabricado.
Porém, se eu fabricar uma PIA, a minha perda provavelmente será maior do que a produção de soleiras. E se for uma PIA com BANCADA sem emendas, provavelmente a minha perda será maior ainda. O aproveitamento da chapa pode variar de acordo com o tipo de produto que eu vou fabricar.
O que algumas marmorarias fazem é cobrar uma MARGEM DE LUCRO ADICIONAL de acordo com o TIPO DE PRODUTO para compensar a falta do aproveitamento da chapa. Esse % é definido de acordo com o que cada marmorista acredita ser uma perda média que varia de acordo com o que ele produz.
Isso só é possível através do SUBPRODUTO.
No SUBPRODUTO, cadastra uma margem de perda que será acrescida sobre o preço final do material, permitindo criar variações de preços de acordo com o tipo que vai ser produzido.
Voce pode criar uma lista com os tipos que você mais utiliza na sua produção, como, por exemplo: PIA, SOLEIRA, ESCADA, BANCADA, PIA COM BANCADA, etc...
Para cadastrar um subproduto, selecione o menu CADASTRO -> PRODUTOS -> TIPOS PRODUÇÃO (Sub Produto):
3- Após isso surgirá uma nova tela com a listagem de cadastros de Sub Produtos, clique em "Cadastrar Novo", irá abrir uma tela para preencher os dados do Sub Produto:
4- O usuário poderá cadastrar nesta tela a o custo e a margem de lucro do Sub Produto. Após a atribuição dos dados clique em "Salvar":
5- Caso queira alterar um Sub Produto já cadastrado, selecione o Sub Produto desejado (clicando na lupa) abrirá a tela de preenchimento novamente, você poderá alterar os dados necessários. Finalize clicando em "Salvar".
Neste exemplo, consideramos um subproduto PIA que será faturado como PEÇA (pc), um subproduto SOLEIRA (ML), e um subproduto ESCADA (M2).
Para cadastrar os % de perda que deseja cobrar sobre cada subproduto, basta acessar o menu VENDA -> MANUTENÇÃO DE PREÇOS -> SUBPRODUTOS, e definir os % de acréscimo sobre o preço final conforme desejado.
Para consultar os preços de acordo com o TIPO DO PRODUTO, basta acessar o painel CONSULTA PREÇOS MATERIAL através do menu VENDA -> CONSULTA PREÇOS.
Selecione o material que deseja consultar e clique no botão CONSULTAR PREÇOS, para exibir as variações de preços de acordo com o subproduto.
A coluna PREÇO DO MATERIAL é o preço de venda final do produto. Repare que o preço final da PIA será diferente do valor final de uma SOLEIRA, pois aqui estou embutindo 30% sobre o preço de venda.
O SUBPRODUTO também é responsável pela forma como o item será apresentado no Orçamento.
Quando um subproduto for cadastrado como PEÇA, o sistema permitirá que eu defina quantidades múltiplas desse mesmo item. Eu posso, por exemplo, criar um único produto, lançar as medidas que compõe esse produto, e depois, definir um total de peças que desejo fabricar.
Já para subprodutos cadastrados em M2, o controle será feito sobre a soma da M2 das peças. Normalmente, utilizamos M2 para ESCADAS ou PIAS com BANCADA.
IMG[Tut21_SUBPRODUTO8.PNG]
Para subprodutos cadastrados como ML, será considerado a somatória total do comprimento, porém todo o cálculo será feito sobre o total do M2. Um exemplo de produto que costumamos trabalhar em ML são SOLEIRAS.