Trabalhando com o Plano de Contas

Tutorial explica como trabalhar e Cadastrar as Contas Bancárias dentro do sistema.


Depois de cadastradas as CONTAS DE CAPITAL, o próximo passo é definir um PLANO DE CONTAS para determinar a forma como desejo agrupar os meus lançamentos no sistema.

O PLANO DE CONTAS é o conjunto das CONTAS CONTÁBEIS que define a estrutura de como você vai categorizar as RECEITAS e DESPESAS. Você pode ir criando novas contas e agrupando de acordo com a sua necessidade. Pode também criar contas e subcontas, que nós chamamos de contas-pai e contas-filho.

Trabalhando com o Plano de Contas

Toda vez que for realizado um lançamento no sistema, seja de uma movimentação bancária, ou de um título de pagamento / recebimento, deverá ser informado a conta contábil que definirá a OPERAÇÃO financeira, seja uma entrada proveniente de uma venda ou o pagamento referente à compra de material.

Trabalhando com o Plano de Contas

Aqui, recomendamos não criar um plano de contas muito complexo. Quanto mais simples for o seu Plano de Contas, mais fácil para você visualizar os dados nos relatórios financeiros existentes no sistema. Outro ponto, é que um plano de Contas mais simples evita confusões e erros de lançamentos por parte dos seus colaboradores.

Para criar uma CONTA CONTÁBIL, iremos acessar o menu CADASTRO -> CONTABILIDADE -> PLANO DE CONTAS.

Trabalhando com o Plano de Contas

Selecione o tipo de conta que deseja criar. Para exemplificar, vamos criar uma conta de despesa denominada TARIFAS BANCÁRIAS, que será uma conta-filha de DESPESAS BANCÁRIAS. Como é uma conta de DESPESA, então eu seleciono a opção PLANO DE CONTAS - DESPESAS.

Será carregado a minha estrutura do Plano de Contas, contendo o agrupamento das minhas despesas. Clique no botão CRIAR CONTA CONTÁBIL, para exibir o formulário para preenchimento dos dados. Nesse formulário, você informa o NOME ou DESCRIÇÃO da conta. Aqui pode também colocar uma observação para conta e informar se a mesma deverá ficar oculta dentro do relatório DRE - Demonstrativo de Resultados da Empresa.

Trabalhando com o Plano de Contas

Caso deseje manter a conta como uma sub-conta dentro de uma conta pai, então informe a conta pai associada. Nesse exemplo, iremos definir TARIFAS BANCÁRIAS como sendo filha de DESPESAS BANCÁRIAS. Depois de preencher todos os campos, clique em salvar para visualizar a conta recém-criada no seu plano de contas.

Se desejar fazer alguma alteração em uma conta já cadastrada, basta selecionar a conta. Depois clique em EDITAR CONTA, que será exibido o formulário com as informações da conta selecionada. Aqui também poderá ser feito as alterações da conta.

Trabalhando com o Plano de Contas

Algumas contas são padrões do sistema GransoftWeb e não podem ser alteradas. Elas são são identificadas com um asterisco (*) ao lado do nome. Essas contas podem ser visualizadas na aba CONTAS PADRÃO DO SISTEMA, que são as contas utilizadas nas operações automáticas do sistema. Por exemplo, quando uma venda é gerada, o sistema automaticamente lança esse título na conta 111 - Receita de Pedidos.

Se você tiver alguma dúvida de como trabalhar o seu plano de contas, entre em contato com o suporte para que possamos lhe orientar a melhor forma possível.


Ainda com Dúvidas? Fale agora com nossos Analistas AGORA!

  • Suporte Técnico: de Seg. a Sex, das 08:00 - 17:00
  • Telefone: (13) 98209-7435