Trabalhando com Crédito de Vendas
Tutorial que explica o conceito de Crédito do Cliente e como utilizá-lo para o abatimento de valor em uma venda.
Em alguns casos, poderá ocorrer do montante entregue pelo cliente ser superior ao valor devido.
Por exemplo: vamos supor que o cliente resolva quitar as parcelas de uma venda utilizando cheques de terceiros (repasse de cheques). Caso a somatória dos cheques lançados forem superior à somatória das parcelas, a diferença pode ser contabilizada como um CRÉDITO DE VENDA.
O CRÉDITO DE VENDA nada mais é do que um TÍTULO DE DÍVIDA que o sistema gera AUTOMATICAMENTE para sinalizar que possuímos um débito em aberto para o cliente.
Essa dívida pode ser utilizada para abatimento em uma venda futura, ou então podemos devolver esse valor como pagamento.
Podemos consultar os créditos acessando o menu CADASTRO -> PESSOAS -> CRÉDITO DE VENDAS, informando o cliente, e assim visualizando as parcelas recebidas de vendas.
Nessa tela, podemos consultar o histórico de créditos que foram utilizados.
Podemos também adicionar um valor manualmente, utilizando o menu AÇÕES -> ADICIONAR CRÉDITO. Essa operação só poderá ser realizada pelo administrador do sistema, normalmente o dono da empresa, utilizando uma senha previamente cadastrada.
No menu AÇÕES, podemos também realizar a baixa, ou o pagamento, das parcelas para o cliente, caso o mesmo não for abatido em venda.
O crédito também pode ser utilizado para compensação de parcelas de vendas em aberto no CONTAS A RECEBER, no momento da baixa de uma parcela de venda.
Para maiores Informações:
Introdução ao Financeiro: https://www.gransoftweb.com/Tutorial/introducao-ao-plano-de-contas--contas-de-capitais-e-contas-contabeis/9
Tutorial Recebimento de Vendas: https://www.gransoftweb.com/Tutorial/recebimento-de-vendas/64
Vídeo Treinamento Recebimento de Vendas: https://youtu.be/5NxZGrPhCf8