Cadastrando Contas de Capital
Explica conceitos Gerais de como utilizar as Contas de Capital dentro do sistema GransoftWEB
Uma CONTA DE CAPITAL são CONTAS DE SALDO que representam os BANCOS e o CAIXA CENTRAL da empresa. Cada CONTA BANCÁRIA cadastrada no sistema deverá obrigatoriamente possuir uma CONTA DE CAPITAL ASSOCIADA. Se porventura tivermos 3 contas no banco ITAÚ, então teremos que criar 3 Contas de Capital, cada uma com o nome e o número da conta, para facilitar a identificação no sistema. Isso porque a conta de capital será uma CONTA TOTALIZADORA, e assim podemos associar todos os lançamentos dessa conta com o banco informado.
Então, porque devo criar uma Conta de Capital sendo que já possuo uma conta bancária cadastrada no sistema?
Porque pode ocorrer, em alguns casos, da empresa desejar DESMEMBRAR os lançamentos de um banco. Isso é comum quando a empresa deseja controlar a movimentação dos sócios, que utilizam a conta da empresa para realizar as suas operações. Nesse caso, podemos criar 2 Contas de Capitais para uma mesma conta bancária, sendo uma destinada para as movimentações da empresa, e a outra para as movimentações pessoais do sócio. Mesmo assim, não aconselhamos a trabalhar o sistema dessa forma, pois assim não será possível ver o saldo total dos lançamentos do banco.
Para criar uma CONTA DE CAPITAL, acesse o menu CADASTRO -> CONTAS DE CAPITAL.
Repare que possuímos uma conta denominada CAIXA CENTRAL. Essa é uma conta padrão do sistema, utilizada para o momento do recebimento do dinheiro em espécie pelo caixa da empresa.
Então, quando o dinheiro não está em um banco, ele deverá ser lançado dentro do CAIXA CENTRAL para posteriormente ser depositado no BANCO.
Por ser uma conta padrão do sistema, não é possível fazer a exclusão, mas poderá alterar seu nome de modo a facilitar sua identificação no sistema. Por exemplo, podemos alterar o nome para COFRE.
Vamos criar uma nova Conta de Capital e associar essa conta a um banco. Clique no botão CADASTRAR CONTA. Informe a descrição da conta [Sugerimos que seja informado o nome do banco e o número da conta ao qual essa conta de capital ficará associada]. Clique em "Vincular com uma Conta Bancária", selecionando o banco e a conta que aparece na listagem. Depois, clique em salvar.
Conforme vou criando as minhas contas de capitais, elas já vão aparecendo na seleção de consultas na tela de Movimentação Financeira. É importante que nessa tela esteja exibindo todas as contas dos bancos que sua empresa trabalha para que se possa fazer o controle da movimentação e a sua conciliação bancária diariamente.
Agora já podemos lançar as movimentações de pagamentos e recebimentos dentro das minhas contas recém-criadas. Indo para o menu Financeiro -> Movimentação Financeira, poderemos visualizar os lançamentos dentro da minha conta de capital.
Como essa é uma conta que eu acabei de criar no sistema, ela não possui um saldo inicial. Então, o próximo passo é criar um lançamento para compor um saldo inicial desta conta. Primeiro, defina um período que deseja para realizar a conciliação bancária e o controle dos lançamentos. Nesse caso, vou definir um saldo para o dia 31 de dezembro, pois eu quero que esse seja o meu saldo inicial do dia 1 de Janeiro. Então, eu crio um lançamento com a conta bancária OUTRAS ENTRADAS no valor que eu tenho como saldo inicial de Janeiro no meu extrato bancário.